Teatro inclusão social em Trindade

Arte é ferramenta para inclusão social no município de Trindade

Cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos encontraram na Escola de Artes de Trindade, criada pela Superintendência de Cultura do Município, em parceria com o Grupo Desencanto de Teatro, a oportunidade de participar de aulas de dança, teatro, música e artes plásticas e, assim, poderem desenvolver seus dons artísticos. A escola funciona há três anos e abre inscrições para novos alunos duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre.

Segundo o superintendente de Cultura de Trindade e diretor de artes do Grupo Desencanto, Amarildo Jacinto, os objetivos da Escola de Artes vão além das aulas oferecidas aos alunos. “Por meio da arte, os alunos conseguem desenvolver diversas habilidades, entrosar-se e interagir com pessoas diferentes, estimular a comunicação e a criatividade. As atividades desenvolvidas aqui também têm grande importância social, pois a grande maioria dos alunos vem de famílias de baixa renda e não encontraria essa oportunidade em outro local”, analisa Amarildo.

Nas aulas de teatro e preparação de atores, o grupo encena textos cômicos e dramáticos, de autoria própria ou da literatura brasileira, que envolvem questões do cotidiano e levam a uma reflexão social. Na dança, os alunos são divididos por faixa etária e participam de aulas de diversos estilos, entre eles o ballet clássico, ballet contemporâneo, dança de salão e dança do ventre. Na música, são realizadas aulas de violão, piano, canto em coral e os aprendizes ainda integram a Banda Municipal de Música. Os alunos das turmas de artes plásticas aprendem noções de artesanato e pintura em tela. “Pela arte, vamos fundo na alma das pessoas, melhorando sua autoestima, despertando potencialidades, criando laços de compromisso com o mundo. É uma forma agradável e essencialmente cidadã de buscar vida melhor para a comunidade. Queremos ampliar sempre mais todo o sistema de aulas e vamos criar a Casa de Cultura, no Parque Municipal, que será centro de valorização dos artistas e incentivador da cultura popular”, garante o prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato.

As aulas de artes, cursos e oficinas são ministrados por professores voluntários do Grupo Desencanto de Teatro, que trabalham de forma altruísta e comprometida com a comunidade, visando sempre à democratização e à popularização das artes. A Escola de Artes é aberta a toda a comunidade trindadense com inscrições em janeiro e julho.

Fonte: Diário da Manhã

http://dm.com.br

site statistics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *