Lançada pedra fundamental da Vila Cultural

O governador Marconi Perillo visitou hoje o local onde tiveram início as obras de construção da Vila Cultural, em Goiânia, na Rua 23 do Centro, atrás do Teatro Goiânia. Também foi lançada a pedra fundamental da Vila, considerada um marco na história de Goiás, por valorizar a art déco, estilo que inspirou os primeiros prédios de Goiânia, na década de 1930. A previsão é de que a obra seja entregue em maio de 2012.

 

O projeto, orçado em R$ 11 milhões, numa parceria do Governo de Goiás com o Ministério do Turismo, consiste na transformação da quadra que abriga o Teatro Goiânia numa praça de convivência, que vai funcionar como uma extensão do teatro, uma das mais importantes obras em art déco do País. Na parte superior serão 2,3 mil m², onde vai funcionar a Praça Cultural, com o museu do art déco, cafés, oficinas, galerias, cinemas e palcos. No subsolo, com 2,7 mil m², vão funcionar salas de dança, música, leitura, exposições e a parte administrativa.

A Vila Cultural está inserida num projeto que engloba a revitalização de todo bairro central de Goiânia, que compreende a revitalização de fachadas, prédios históricos, da Praça Cívica, com a construção de um estacionamento subterrâneo e da construção da Casa do Turismo, nas antigas instalações da Central de Medicamentos Juarez Barbosa, na Rua 4. “Dentro de uns três ou quatro meses deve ser dado início à obra de adequação do prédio onde vai funcionar a Casa do Turismo”, afirma o presidente da GoiásTurismo, Aparecido Sparapani.

O governador destaca como obra parte da revitalização do Centro da capital, a troca da fiação aérea pela subterrânea. “Essa obra tem meu especial apoio. A cidade ganharia muito com isso. Tivemos essa experiência com Goiás e Pirenópolis. As duas se apresentam como duas belas cidades”, e completou dizendo que a obra de revitalização do bairro central depende “dos esforços do Poder Público Federal, Estadual e Municipal para a garantia de que a revitalização não pare em volta do Teatro Goiânia”.

Durante seu discurso o governador Marconi Perillo ressaltou o empenho do presidente da GoiásTurismo, Aparecido Sparapani, “que trabalhou de forma silenciosa, mas eficaz, ao garantir as últimas desapropriações e a limpeza da área”. O governador lembrou também do titular da Agepel, Gilvane Felipe, e da Procuradoria Geral do Estado pelo trabalho rápido para que o projeto da Vila Cultural se tornasse realidade. Marconi citou ainda o ex-deputado e presidente da GoiásTurismo, Barbosa Neto, que esteve presente à solenidade, por sua determinação em prol do turismo em Goiás e da Vila Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *