Grupo de Teatro GTI celebra 13 anos com programação especial em Goiânia
Goiânia – No ano em que comemora 13 anos de estrada, o grupo GTI de Teatro oferece ao público, em uma semana, uma intensa agenda que reúne seus principais trabalhos e compartilha aprendizados acumulados ao longo destes anos. Entre os dias 30 de maio e 4 de junho o grupo vai transmitir, em seu canal no YouTube, o musical “A lenda das três palmeiras”, o espetáculo para crianças “Histórias para Sonhar Acordado”, além dos espetáculos “Balanço” e “Olga”. As exibições serão seguidas de debates com diretores, artistas e convidados.
Fonte: www.aredacao.com.br
A programação virtual ainda oferece oficinas de teatro para professores, de jogos para atores e não atores e lançamento do site do GTI. A programação será encerrada com uma atividade presencial em julho: o lançamento do livro “O que mantém o teatro vivo”, de Bruno Peixoto e Robson Corrêa de Camargo. Toda a programação é gratuita. Esse projeto contou com o apoio da lei Aldir Blanc.
No dia 30/5, às 15h, será transmitido no canal do YouTube o Musical “A lenda das três palmeiras”, criado em Macapá/AP, com atores e músicos daquele estado e também artistas goianos. O trabalho foi desenvolvido quando Bruno Peixoto foi professor da Universidade Federal do Amapá e conta sobre a formação do povo amapaense através da mitologia das três palmeiras: bacaba, açaí e buriti. A transmissão será antecedida por debate com Genário Dunas (AP), técnico de cultura do SESC/Amapá, Cleiton Echerte (CBTIJRJ) e mediação de Bruno Peixoto.
No dia seguinte (31/5), às 15 horas, haverá apresentação do espetáculo para crianças “Histórias para Sonhar Acordado”, uma versão goiana dos Irmãos Grimm. Será antecedida pelo debate sobre literatura infantil com participação do elenco, José Manoel Sobrinho (PE) e Álvaro Fernandes (PB), com mediação da Dra. Andréia Oliveira (MS), pesquisadora em literatura infantil. Às 20 horas desse dia haverá exibição do espetáculo “Balanço”, um solo que está há 14 anos em cartaz nos palcos do Brasil e do mundo.
A apresentação também será antecedida por debate com os convidados Diana Ringel (França), Ricardo Leal Velasco (México), Angelica Nieto Cruz (Colômbia), com o diretor Edson de Oliveira, o dramaturgo Danilo Alencar, além do ator Bruno Peixoto, que completou, no ano passado, 30 anos de carreira nas artes da cena. O debate terá a mediação de Júlio Vann.
No dia 1º de junho, às 19 horas, haverá apresentação do espetáculo “Olga”, um solo de Miguel Jorge interpretado por Valéria Oliveira. O espetáculo tematiza a opressão das mulheres e conta a história da transformação de uma mulher de lagarta para borboleta.
Valéria Oliveira fará comentários sobre o processo de criação do espetáculo diretamente de Londres e terá a mediação de Roosevelt Saavedra (Goiás) que está fazendo uma pesquisa de mestrado sobre o espetáculo de Miguel Jorge. O debate também contará com a participação dos diretores do espetáculo Edson de Oliveira e Bruno Peixoto.