“Fazendo Rastro” leva teatro e oficinas para Caldas Novas
A circulação dos espetáculos “Hamlet na Rua” e “Família Pitanga” da Anthropos Companhia de Arte acontece de quinta a sábado (17, 18 e 19/10), em Caldas Novas. O projeto tem o incentivo do Ministério da Cultura com patrocínio do Sicoob e conta ainda com bate-papos e oficinas
O Circuito de Arte e Cultura “Fazendo Rastro” estreia em Caldas Novas com espetáculos e workshops. A Anthropos Companhia de Arte apresenta Família Pitanga na sexta (18/10) e Hamlet na Rua no sábado (19/10), ambos na praça do Privê, às 19h. Além disso, o público poderá participar de rodas de conversa e oficinas com o objetivo de deixar um legado cultural pela cidade goiana.
Segundo o diretor Arilton Rocha, apresentar Família Pitanga em espaços públicos é uma chance única, já que a peça retrata o cotidiano de uma família brasileira sem conhecimento sobre finanças. “O teatro de rua possibilita que qualquer pessoa pare, assista e reflita sobre sua própria realidade”, afirma. Para o encenador Constantino Isidoro, levar Hamlet na Rua é um desafio que rompe com a zona de conforto: “Ir para a rua é nos desafiar. É proporcionar ao público um entretenimento relevante e significativo”, comenta.
Hamlet na Rua – Com um grande tapete vermelho e quatro atores que transformam objetos, o espetáculo explora a luta de Hamlet em um mundo em crise, conectando-se à realidade contemporânea. O encenador Constantino Isidoro destaca: “Colocar Hamlet na rua é influenciar com sensibilidade o cidadão transeunte, enquanto a comédia permite uma reflexão profunda sobre a busca pelo poder e os limites da humanidade”.
Família Pitanga – A peça aborda a vida de uma família brasileira que, sem conhecimento financeiro, vive no vermelho até o filho caçula encontrar uma solução com o empregado da casa. O diretor Arilton Rocha destaca: “Levar esse espetáculo para o público é revelar o que pensamos como criadores. É uma discussão para que as pessoas entendam a importância de se organizar financeiramente.”
Oficinas – “Vozes em movimento” e “A arte teatral como ferramenta para a vida” são capacitações abertas para toda a comunidade, como ferramenta de transformação social. Conduzidas por Kleber Alves e Andreydsa Luana, essas oficinas vão acontecer na quinta-feira (17/10) em diversos espaços de Caldas Novas. A primeira será no CEPI Dom Pedro II, às 14h30. Duas oficinas serão realizadas no ACEJUVI (Associação Centro Juvenil Pela Vida), às 16h e às 18h e uma oficina será ministrada na Universidade Estadual de Goiás (UEG), às 19h.
Serviço
Assunto: Fazendo Rastro: Circuito de Arte e Cultura
Quando: quinta-feira (17/10) até sábado (19/10)
Onde: Hamlet na Rua e Família Pitanga (Praça do Privê) e as oficinas (CEPI Dom Pedro II; ACEJUVI – Associação Centro Juvenil Pela Vida e Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Mais informações: @anthroposciadearte