Centro Cultural Martim Cererê
O Centro Cultural Martim Cererê é o espaço da Secretaria de Estado de Cultura dedicado a atividades artísticas nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro. A unidade foi inaugurada em 20 de outubro de 1988. O então secretário da Cultura, o escritor Kleber Adorno, quis aproveitar o local das antigas caixas d’água da Saneago (a Companhia de Abastecimento de Goiás) como espaço destinado à cultura. O arquiteto Gustavo Veiga criou o projeto de um centro cultural que transformava os antigos reservatórios de água em teatros e ainda propunha a instalação de outras áreas físicas para eventos culturais diversos.
Importância Sociocultural
Seus principais objetivos são o fomento à produção teatral, com ênfase para a criatividade e a competência nessa área das artes, em Goiás. Com nome inspirado no título de peça homônima de Cassiano Ricardo (livro visto como síntese do Brasil), o Centro Cultural é originado de três antigos reservatórios de água que abasteciam o Setor Sul (há a informação, não confirmada oficialmente de que, durante a ditadura militar, teriam sido usados como câmara de tortura).
O Martim Cererê é constituído de três teatros: Yguá (lugar de guardar água, em xavante) com capacidade para 190 pessoas; Pyguá (caverna de água), que comporta 300 pessoas, e Ytakuá (buraco na pedra), teatro de arena que tem espaço para 500 pessoas. Há ainda o Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades.
Endereço
Rua 94-A – Setor Sul Goiânia – Goiás
Funcionamento
Administração – de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas
Espetáculos – de segunda a domingo, em qualquer horário, de acordo com o agendamento.
Agendamentos de eventos e espetáculos
Ligue para (62) 3201-4691 ou mande e-mail para reservas.cultura@goias.gov.br.
Responsável
Gerência de Eventos Culturais e Artísticos e das Salas de Espetáculos
Fonte: cultura.go.gov.br