Tato Criação Cênica em Goiânia
A Tato Criação Cênica chega a Goiânia, nos dias 28 e 29 de abril, com os premiados espetáculos “Tropeço” e” E se…” .
A temporada da companhia de teatro TATO Criação Cênica chega a Goiânia. Formada a partir do encontro dos artistas Katiane Negrão e Dico Ferreira, A Tato Criação Cênica tem como principal matéria prima as mãos, que criam personalidade e contam histórias recheadas de sentidos e sentimentos. Desta dramaturgia corporal, embebida na materialidade dos movimentos, foram criados os espetáculos: Tropeço e E se… , apresentados no Teatro Goiânia Ouro nos dias 28 e 29 de abril, sábado e domingo, às 17h e às 21h.
No dia 30, segunda, Goiânia recebe o workshop Em Busca de Uma Dramaturgia Física – Teatro de Animação, que será realizado das 15h às 18h, no Grande Hotel.
O projeto, denominado Geada no Cerrado – Intercâmbio TATO PR/DF/GO, conta com 18 apresentações, duas oficinas de 16 horas e 4 workshops de 3 horas. O projeto foi contemplado pela FUNARTE no Edital Myriam Muniz de circulação de 2011.
Tropeço
Sobre uma mesa com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida às personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice e sua solidão repleta de pequenas ações rotineiras, chega-se a um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade, em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Tropeço recebeu em 2008 o Troféu Gralha Azul, pelo Centro Cultural do Teatro Guaíra, na categoria melhor espetáculo e o Troféu Epidauro pelo Consulado da Grécia. Um ano antes, foi escolhido como melhor espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte. No Festival de Teatro de Campo Mourão (FETACAM) de 2006 foi premiado como melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia original.
E se…
O espetáculo discute com bom humor e fantasia os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações de cada um no coletivo. Os objetos crescem em cena e, incorporados às mãos criam novas personagens, que através de uma musicalidade marcante contam histórias do cotidiano com graça e delicadeza.
A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros destas personagens. Este ambiente é caracterizado por um painel de sombras, que aponta mais uma técnica do teatro de animação inserida na pesquisa da TATO.
A pesquisa de manipulação evolui para personagens feitas a quatro mãos e amplia as possibilidades de movimentação. Além das formas humanas, as mãos também se transformam em animais, colorindo ainda mais o universo infantil.
A exploração de sons vocais ganha mais corpo e algumas personagens recebem temas próprios, criando uma dramaturgia sonora que acompanha e complementa a física.
Realizado através do Prêmio Myrian Muniz de Teatro de 2007, promovido pela Funarte, E SE… foi reconhecido, já em seu primeiro ano de vida, como a melhor pesquisa em teatro de animação no Festival Nacional de Teatro em Ponta Grossa (2008). Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Memória no FETACAM, na qualidade de espetáculo hors concours.
Workshop – Em Busca de Uma Dramaturgia Física – Teatro de Animação
A Tato Criação Cênica desenvolve uma linguagem de teatro de animação corporal, com a construção de dramaturgia própria sem a utilização de palavras. O workshop é ministrado por Katiane Negrão e Dico Ferreira e tem como objetivo estabelecer uma troca sobre o caminho de pesquisa da Cia, passando pelo trabalho de consciência corporal, respiração, jogos teatrais, técnicas de mímica e manipulação, experimentação vocal, treinamento com bastões e desenvolvimento de roteiros dentro de um processo colaborativo de criação.
Para se inscrever basta enviar um breve currículo e um parágrafo expondo as intenções com o workshop para o email contato@tatocriacaocenica.com.br .
Histórico
Com início no ano de 2004, a Tato Criação Cênica vem desenvolvendo seu trabalho de pesquisa cênica tendo como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal, buscando com a integração das linguagens do teatro, da dança contemporânea, da mímica e do teatro de animação, comunicar e emocionar através do simples. A cia foi formada em Ouro Preto(MG), da junção dos trabalhos de Dico Ferreira e Katiane Negrão, desse processo, surgiu o espetáculo Tropeço e a oficina Em Busca de Uma Dramaturgia Física.
Em 2005 em Bauru – SP fez parceria com a Mariza Basso Produções com a qual fizeram sua primeira excursão internacional para Portugal. Tropeço seguiu viagem apresentando-se também na França e Espanha, e participou de seu primeiro festival na Argentina.
Com sede em Curitiba/PR, desde 2006, a Tato estreou em março de 2008 sua segunda montagem, o espetáculo E Se…, destinado ao público infanto-juvenil, produzido por meio do Prêmio Myriam Muniz de Teatro/ FUNARTE -Ministério da Cultura.
Em 2009 a Tato, com os dois espetáculos, cumpriu uma agenda de importantes Festivais das Artes Cênicas no país, como Filo, FIT São José do Rio Preto, Zona de Transição – Teatro José de Alencar (CE), entre outros e fechou o ano participando da mostra SESI Bonecos /SP. Estas participações geraram uma maior visibilidade e proporcionaram o ingresso no SESC Palco Giratório 2010, com o qual percorreram 17 estados brasileiros com mais de oitenta apresentações e oficinas.
Mantendo uma agenda internacional, a Tato iniciou 2010 no Chile, no Festival de Títeres Surterra , seguindo para o Festival de Títeres para Adultos de Buenos Aires. Em 2011 retornou a Buenos Aires para o Festival Internacional de títeres Sur AL Sur, seguiu para Portugal na I Mostra de Artes Luso brasileira de Coimbra. Sua próxima viagem internacional marcada para este ano é para o Equador no Festival Internacional de Títeres “Con Combos y Platillos”.
Idealizadores
Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG, Katiane Negrão cursou a Disciplina Isolada: A voz na Cena Teatral, na Pós Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais – BH. Está em Curitiba desde janeiro de 2006 e no primeiro semestre deste mesmo ano foi Bolsista no Centro de Estudo do Movimento – Casa Hoffmann.Estuda dança desde 1983 e pesquisa teatro desde 1993 tendo feito diversas oficinas e cursos na área cênica e na música.
É fundadora da Tato Criação Cênica em 2004 juntamente com Dico Ferreira, cujo resultado da pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação do corpo personificada, e o espetáculo Tropeço que já apresentou em cinco países e sete estados brasileiros, premiado no Festival de teatro de Campo Mourão – 2006 e neste ano como melhor espetáculo no Festival de Bonecos de Belo Horizonte.
Dico Ferreira é diretor Teatral graduado pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP – Curitiba/PR e fez diversos cursos e oficinas de aprimoramento na área das artes cênicas. Desenvolve trabalho solo de mímica desde 1995. Fez parte da Catibrum Teatro de Bonecos em Belo Horizonte. Participou com espetáculos e ministrando oficinas de diversos festivais, entre eles: Festival Internacional da Marionete de Mirepoix(França), Festival Internacional de Marionetes e Artes de Rua de Ovar (Portugal), Festival Kruvikas del Tatá (Argentina), Encontro de Teatro de Bonecos Tatá Verá (Argentina), Festival Latino-americano de Títeres Tatá Piriri, (Argentina), Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba,Festival Sesi Bonecos do Brasil com a Catibrum Teatro de Bonecos com turnê por cinco capitais do Nordeste, Festival de Teatro de Curitiba, Fórum das Artes de Ouro Preto e Mariana, Festival de Inverno de Ouro Preto, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela.
Serviço:
Tato Criação Cênica
Espetáculos:
“E se…”
Data: dia 28 e 29 (sábado e domingo)
Horário: às 17h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – Rua 3 esq. com rua 9 , galeria Goiânia Ouro.
“Tropeço”
Data: dia 28 e 29 (sábado e domingo)
Horário: às 21h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – Rua 3 esq. com rua 9 , galeria Goiânia Ouro.
Workshop: Em Busca de Uma Dramaturgia Física – Teatro de Animação
Data: Dia 30 (segunda-feira)
Horário: das 15h às 18h
Local: Grande Hotel – Av. Goiás esq.com rua 3 centro.
Inscrições para as oficinas: contato@tatocriacaocenica.com.br
Informações:3524-2541
Fonte: www.goianiaouro.com.br