Festival de Teatro Brasileiro
Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Gaúcha
Etapas Goiás e Distrito Federal
A Petrobras apresenta, de 1º de maio a 03 de junho, um recorte da diversidade das artes cênicas do Rio Grande do Sul. Espetáculos, oficinas de qualificação para dramaturgos, encenadores e atores, ações de fortalecimento da rede artes cênicas no Brasil, apresentações exclusivas para alunos da rede pública de ensino e intercâmbio entre as Universidades Federais do RS e de DF, fazem parte dos objetivos do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Gaúcha que circulará por Goiás e Distrito Federal.
Em sua 12ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), com o patrocínio da Petrobras e Caixa, incentivo do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, promovem mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e julho de 2011, espetáculos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Festival de Teatro Brasileiro levará para o Distrito Federal e Goiás, uma rica mostra do teatro feito no Rio Grande do Sul. O projeto percorre, de 1º de maio a 03 de junho, as cidades de Goiânia, Anápolis, Goiás Velho e Pirenópolis e as regiões administrativas do Gama, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto.
São 15 espetáculos dos mais variados gêneros, selecionados dentro de um universo de 109. Serão 68 apresentações. A curadoria de Sergio Maggio e Guilherme Filho primou pela qualidade dos espetáculos, observando a inquietude tanto em temas, abordagens como em estéticas. “Ao final da curadoria, ficou o desenho de um estado cuja produção cênica se pauta na preocupação do objeto artístico, no mergulho no processo de criação e pesquisa e na ênfase em oferecer ao espectador um produto cultural que o surpreenda”, relata Sérgio Maggio. “Tivemos a oportunidade de assistir o melhor da comédia, do drama, do teatro infantil e experimental feito nos pampas. Apesar do lugar comum que é falar da dificuldade de escolha, é impossível fugir dele. Os gêneros e a variedade de temas sem dúvida exigiram mais da curadoria”, acrescenta Guilherme Filho.
O teatro gaúcho será, pela primeira vez, objeto de circulação do Festival de Teatro Brasileiro. Outras quatro cenas – a baiana, pernambucana, cearense e mineira – já compuseram a programação do Festival. Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Rio Grande do Sul.
FTB e o Foco na Democratização
Além de apresentar a preços populares ou gratuitamente espetáculos de qualidade, uma das intenções do Festival do Teatro Brasileiro é contribuir para a qualificação de profissionais das diferentes etapas da cadeia produtiva das artes cênicas. Por isso, paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados oficinas de qualificação profissional.
O festival traz várias ações educativas para alunos da rede pública, já experimentadas em outras edições. Uma metodologia em três movimentos, que acontecem em dias diferentes. Num primeiro momento, professores e arte educadores realizam, em sala de aula, atividades lúdicas que instiguem a sensibilidade dos alunos para as artes cênicas, bem como leva orientações introdutórias sobre o teatro. No segundo momento, os alunos apreciam alguns espetáculos da programação. O terceiro e conclusivo movimento é a volta a sala de aula, onde os alunos são estimulados, pelos arte educadores, a refletirem sobre a experiência vivenciada.
Fortalecimento da Rede Teatral Brasileira
As Companhias gaúchas, do DF e Goiás serão convidadas a criar elos e fortalecer os já estabelecidos. O objeto da troca é definido por eles. Pode ser o acompanhamento da montagem, diálogos sobre seus processos criativos, etc. O objetivo maior é fortalecer a rede teatral brasileira.
Histórico – Intercâmbio cultural entre os estados
Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos, divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. Além da Cena Baiana no Ceará e no Maranhão e da Cena Pernambucana na Bahia e em Sergipe, realizadas em 2009, o Festival já levou, por exemplo, a Cena Mineira ao Rio de Janeiro e as Cenas Baiana, Mineira e Pernambucana para Brasília. Em 2011 a Cena Mineira foi para o Rio Grande do Sul. “A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB”, explica Sergio Bacelar, da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.
O FTB se preocupa também em formar plateias e melhorar o acesso do público ao teatro, sem distinção de classe social. Como detalha Sergio: “Um dos principais compromissos do FTB é o de democratizar o acesso a bens culturais, a partir de apresentações em teatros, praças e feiras. E isso é realizado tanto de forma gratuita quanto com apresentações exclusivas para alunos da rede pública”.
Ao longo desses onze anos, foram 111 espetáculos vistos por mais de 120 mil pessoas, com 31.640 alunos beneficiados e 56 oficinas de qualificação ao todo. Dentro do Festival Teatro Brasileiro já passou por 11 unidades da federação e foram quatro as cenas: Baiana, Pernambucana, Mineira, Cearense e agora Gaúcha.
Espetáculos Selecionados
A Comédia dos Erros (Cia Teatro Di Stravaganza, de Porto Alegre)
Automakina (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Canoas)
A Tecelã (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Vale Arvoredo)
Borboletas de Sol de Asas Magoadas (Evelyn Ligocki, de Porto Alegre)
Cabarecht (Cia Babel de Teatro, de Porto Alegre)
Cinta Liga-Desliga (Núcleo Trompas de Falópio, de Caxias do Sul)
DentroFora (Cia In.Co.Mo.De.Te, de Porto Alegre)
Gringa Errante (Cia Genifer Gerhardt, de Porto Alegre)
Mundo Miúdo (Cia Genifer Gerhardt, de Porto Alegre)
JokerPsique (ColetivoJoker)
Miséria, Servidor de dois Estanceiros (Cia Oigalê, de Porto Alegre)
O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (Cia Rústica, de Porto Alegre)
Sabrina, 40 fantasmas mais uns amigos & outras histórias (Cia Cuidado que Mancha, de Porto Alegre)
Sacy Pererê (Cia Companhia Teatro Lumbra, de Porto Alegre)
Espetáculo Convidado
Histórias da Carrocinha (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Vale Arvoredo)
Serviço
Festival do Teatro Brasileiro – Cena Gaúcha
De 1º de maio a 03 de junho
Etapa Goiás – 1º a 13 de maio
Etapa Distrito Federal – 15 de maio a 03 de junho
Informações para imprensa nacional:
Assessoria de Imprensa do Festival de Teatro Brasileiro
Tato Comunicação – (61) 3234 5597 / 3234.8916
Ana Rodrigues – (61) 8432.3158
Jaque Dias – (61) 7812.9893 / 9988.9618
Cintia Rogner – (61) 7812.9954
Fonte:acessototalrevista.org