Açaí e Dedos
Açaí e Dedos
Com: Sheron Menezzes, Thaís Garayp, Babu Santana,Marcelo Capobiango e Carla Faour.
Sinopse: Desaparecimento da Mãe provoca o caos numa família brasileira.
Laura é uma mulher como muitas. Casada com um professor de português, é mãe de dois filhos, criou também uma terceira, “filha do coração”. É dona-de-casa, avó de um bebê, moradora de Copacabana, sexagenária. Um dia sai para ir ao supermercado, atividade rotineira, e não volta. O seu desaparecimento é o deflagrador da trama “Açaí e Dedos”, novo texto de Carla Faour, dirigido por Henrique Tavares. No elenco estão Sheron Menezzes, Thaís Garayp, Babu Santana, Marcelo Capobiango e a própria Carla.
A ação começa uma semana após o sumiço de Laura (Thaís Garayp) e a chegada da filha Alice (Sheron Menezzes), que há quatro anos vivia na Europa. A típica família de classe média brasileira se reencontra para, junta, enfrentar a crise e tentar responder as perguntas que ecoam e angustiam a todos. Afinal, Laura agora era uma das 40 pessoas que desaparecem todosos dias no Brasil. O que terá acontecido? Acidente, assalto, seqüestro, um ataque fulminante? Ao tentar responder estas questões, eles são obrigados a investigar não apenas quem é Laura, mas quem são eles mesmos. E no que se transformaram. O espetáculo não promove uma busca frenética pela desaparecida. Pretende, sim, esmiuçar as relações desta família subitamente desfalcada. Deste processo de desconstrução e reconstrução, temperado com boas pitadas de humor, participam ainda o professor Otávio (Marcelo Capobiango), a filha de criação Regina (Carla Faour) e Júnior (Babu Santana), o filho que mesmo depois dos 30, ainda vive com os pais.
“Açaí e Dedos” fala também da incomunicabilidade, do isolamento que se impõe nos dias de hoje. Nunca estivemos tão conectados, plugados na internet, pendurados em telefones celulares e afins. Paradoxalmente, nunca estivemos tão afastados uns dos outros. Em narrativa não linear, com ações fragmentadas, uso de flashbacks, a montagem busca falar deste descompasso contemporâneo, em que, assolados por agendas lotadas de compromissos e os mais diferentes estímulos, deixamos de perceber o outro bem como passamos despercebidos. Se a sua mãe desaparecesse hoje você seria capaz de responder quanto ela tem de altura e qual é o peso? Conhece a sua rotina? Com que roupa ela saiu de casa?
“Açaí e Dedos é uma peça interessante e agradável, montada com bom gosto e que expressa um claro progresso na dramaturgia brasileira”. (Barbara Heliodora – Jornal O Globo).
Local: Teatro Madre Esperança Garrido (Colégio Sto Agostinho)
Data e Horario:
Dia 21 DE AGOSTO, domingo, às 20H
Ingresso: Inteira: R$ 20,00 / Meia (estudantes, idosos): R$ 10,00 / 50% de desconto para Cartão Petrobrás e Assinantes de O Popular, com acompanhante.
Ingressos à venda:
Submarino Festas – 3582-0009
Pizzaria da Trupe – 3945-5566
Marceli Rotisserie – 3086-0955
Saiba mais…
O Texto
O título do espetáculo é uma metáfora. Segundo Carla Faour, o Açaí tem um gosto diferente, exótico. Para quem nunca experimentou é a descoberta de um novo sabor. “Dedos”, porque é com as mãos e com os dedos que tocamos as pessoas. O texto nasceu de uma Oficina de Dramaturgia no Teatro Poeira, Rio de Janeiro. O Projeto Puente, idealizado por Aderbal Freire Filho, tem trazido dramaturgos estrangeiros para ministrar oficinas para autores brasileiros. Carla Faour participou das oficinas com o autor e diretor chileno, Marco Antonio de La Parra, e com o também autor e diretor espanhol, José Sanchis Sinisterra. O texto que deu origem à peça Açaí e Dedos foi escrito num desses encontros.
Carla Faour
Formada como atriz pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras. É autora de duas adaptações literárias para o Teatro: A Força do Destino (2006) – adaptação do romance homônimo de Nélida Piñon – espetáculo indicado pelo Jornal O Globo com um dos dez melhores da temporada teatral de 2006, e Nenê Bonet (2008) – adaptação do único romance de Janete Clair.
Com A Arte de Escutar, seu primeiro texto original, Carla foi indicada como melhor autora de 2008 aos principais Prêmios do Teatro Carioca: Shell, APTR e Contigo de Teatro. O texto também foi traduzido para o inglês com o título The Art of Listening e estreou em julho de 2009, em Toronto, Canadá. A convite da Editora Agir, do grupo Ediouro, lançou seu primeiro romance A Arte de Escutar, baseado em sua peça de teatro. Atualmente escreve para o site www.dramadiario.com junto com outros 06 autores. Como atriz, atuou em mais de 20 espetáculos, novelas, seriados e filmes.
Henrique Tavares
Henrique Tavares é considerado um dos melhores autores e diretores da nova geração do Teatro Carioca. A qualidade de seu trabalho é reconhecida pelo público e pela crítica especializada. Entre seus espetáculos mais recentes podemos citar: “Epheitos Kolaterais” de sua autoria, “A Arte de Escutar” de Carla Faour (indicado ao Prêmio Shell 2008 de Melhor Texto); “Inquieto Coração” de Eduardo Rieche (baseado na obra de Santo Agostinho), “A Força do Destino” de Nélida Piñon (“Um dos Dez Melhores Espetáculos do Ano”, O Globo – 29/12/2006), “Cidade Vampira” (em parceria com o escritor Fausto Fawcett), “Telecatch” (espetáculo indicado ao Prêmio Shell – Categoria Especial) e “Barbara Não Lhe Adora”. Henrique Tavares nasceu no Rio de Janeiro, em 1969. É formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), Rio de Janeiro. Participou como autor convidado do curso de dramaturgia ministrada pela Royal Court Theatre no Brasil. Foi professor de dramaturgia e interpretação do grupo Nós do Morro e já deu aulas no SESC, na CAL, SBAT e na UniverCidade. Atualmente escreve para o site www.dramadiario.com , é roteirista da série Vampiro Carioca do Canal Brasil e autor da Rede Globo de Televisão.
FICHA TÉCNICA
Texto: Carla Faour / Direção: Henrique Tavares / Com: Sheron Menezzes, Thaís Garayp, Babu Santana, Marcelo Capobiango e Carla Faour, / Cenário: José Dias / Figurino: Ney Madeira / Iluminação: Aurélio de Simoni
Duração: 60 minutos.
Classificação Etária: 14 anos.
Cartão Petrobrás: 50% de desconto.
Espetáculo Selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012
Sucesso de público e crítica, Açaí e Dedos estreou no Rio de Janeiro em abril de 2010, no Oi Futuro. Também esteve em cartaz no SESC, na FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra, em Fortaleza e em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. A partir de julho deste ano, Açaí e Dedos parte para uma turnê por cinco capitais brasileiras: Natal, Brasília, Goiânia, Curitiba e São Paulo.
Texto de Carla Faour – Direção de Henrique Tavares.
Indicado ao Prêmio Contigo 2010 de Melhor Texto!
“Um dos 10 Melhores Espetáculos em Cartaz” – Revista Veja Rio (09/2010)
Trechos de Críticas sobre o Espetáculo:
“Oportuna Reflexão. Elenco e texto afiados”. (Carlos Henrique Braz – Veja Rio).
“Intrigante sentimento de solidão. Nada está fora do lugar e os personagens se comportam com justeza dramática”. (Macksen Luiz – Jornal do Brasil).
Informações: Bilheteria do Teatro: 3223-1326 / 1328